Marinho defende produção de banana no Brasil

produçaõ d ebanana 2O deputado federal Márcio Marinho (BA) usou a Tribuna da Câmara para  alertar sobre um problema: a importação de bananas do Equador.
“Nós sabemos que a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo explorada na maioria dos países tropicais. No Brasil a Região Nordeste concorre com 36% da produção nacional. A Bahia, o meu Estado, com 35% da produção nordestina e 14% da produção nacional”, ponderou.
Marinho lembrou o Projeto Formoso, de cultura de banana no Sul da Bahia, que é coordenado pela CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) e  tem trazido bons resultados aos produtores da região. “Esse projeto alcança uma área cultivada de seis mail hectares. Esse dado faz com que o Município de Bom Jesus da Lapa (BA) fique em segundo lugar no ranking de produção de banana no país, perdendo apenas para a região do Vale do Ribeira, em São Paulo”, acrescentou.

Ele ainda destacou que, segundo especialistas, a entrada da banana do Equador no Brasil representa um perigo pela possível presença de pragas.

“Foi aprovado na Comissão de Agricultura um requerimento de convite aos ministros da Agricultura, de Relações Exteriores e do Desenvolvimento Agrário com o objetivo de esclarecer a questão”, afirmou.
O deputado disse ser a favor que o governo disponibilize linhas de credito com juros razoáveis com o objetivo de manter o mercado interno abastecido.