Marinho quer debater cortes de recursos para CEPLAC

CEPLACO requerimento do Deputado federal Márcio Marinho(PRB/BA) foi aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, para realização de audiência pública acerca sobre a obtenção de  recursos orçamentários para Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).
De acordo com o parlamentar, o orçamento do órgão teve quatro cortes no decorrer de 2013 – algo em torno de 70% – inviabilizando a execução do seu Programa de Trabalho. “Essa escassez de recursos afeta diretamente a pesquisa de combate à Vassoura-de-Bruxa e também os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural que a CEPLAC presta aos produtores de cacau. Tudo isso leva à redução da produtividade. Atualmente o que se vê é a substituição de áreas plantadas de cacau por outras atividades agrícolas”, explicou.

Para Marinho, cortes sucessivos, dessa ordem, inviabilizam qualquer tentativa de crescimento e consolidação da atividade cacaueira. “O orçamento de 2013 não trouxe um centavo sequer para o Combate à Vassoura de Bruxa e grande parte das plantações de cacau apresenta aumento de variedades susceptíveis à praga, o que pode ser uma consequência da falta de aplicação de novas tecnologias de controle da doença”, acrescentou.