Márcio Marinho participa de seminário contra Fake News

O evento contou com a participação do presidente Michel Temer e demais  autoridades do poder público

Por: Henrique Araújo | Ascom Márcio Marinho

O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), participou nesta quarta-feira (20), do Seminário: Impacto Social, Político e Econômico das Fake News. O evento contou com a presença do presidente da República Michel Temer, do presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) Luiz Fux, Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes e de parlamentares da Câmara dos deputados, como o deputado Celso Russomano e o Senador Eduardo Lopes.

O republicano, participou da mesa de debate com o  tema “Dados pessoais e Fake News, Impacto Político”. O parlamentar destacou a importância da checagem de conteúdo por parte da população. Para o deputado, o ano eleitoral será curto e os candidatos terão menos tempo para expor suas ideias, e que isso abrirá brechas para quem divulgar notícias falsas nas redes, se aproveitarem da onda de notícias e disseminarem ainda mais conteúdo falso na rede. “O tempo para campanha eleitoral ​é curto e devemos estar atentos para as notícias que serão veiculadas nas redes sociais e na grande imprensa, portanto, devemos checar o conteúdo e tenho a certeza de que as pessoas estão mais conscientes”, afirmou.

Marinho também citou a Frente Parlamentar de Combate às Fake News, criada no mês de maio, com apoio de 218 deputados federais e 12 senadores, e demonstrou convicção na atuação da Frente para inibir o volume de conteúdo falso que é veiculado nas redes sociais e grande mídia. “Criamos a Frente para que a sociedade saiba que estamos de olho nas fake news e que nós, representantes eleitos pelo povo, estamos engajados na luta contra essa prática que destrói famílias, reputação, e que pode até destruir vidas”, salientou.

Durante a abertura do evento, o presidente da República, Michel Temer levantou a questão das notícias falsas no meio político, e repudiou veementemente o uso das Fake News no ano eleitoral. “É de grande importância esse tema, as notícias falsas podem destruir a reputação de uma pessoa, sabemos que reverter essa situação é ainda mais difícil com o advento da internet”, destacou o presidente. 

O presidente da Abratel destacou a importância da criação de mecanismos para combater a veiculação de notícias falsas nas redes sociais e demais veículos de comunicação. “Precisamos criar mecanismos que impeçam a criação desse tipo de conteúdo e que isso não interfira nas vidas das pessoas”, afirmou Márcio Novaes.

O Ministro do TSE Luiz Fux, abordou a importância e o comprometimento dos profissionais de jornalismo no combate às Fake News. “Para tratar as notícias falsas com mais afinco, precisamos da imprensa e mais ainda de jornalistas comprometidos com a verdade”, destacou o ministro.

Share