Marinho reinstala Grupo Parlamentar Brasil – Moçambique

Por iniciativa do deputado Márcio Marinho (PRB/BA), foi reinstalado nessa quarta-feira, 20, o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Moçambique. O encontro que ocorreu na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, contou com a presença do embaixador de Moçambique no Brasil, Gamiliel Munguambe, e da embaixatriz, Leonor Munguambe.


De acordo com o deputado Márcio Marinho, que preside o grupo desde 2017, o objetivo do encontro é intensificar as relações com Moçambique por meio de uma agenda de trabalho a ser discutida pelos membros do Grupo e da Embaixada do país africano.


Na ocasião, o parlamentar deu boas-vindas ao embaixador que chegou recentemente ao Brasil, e apresentou os parlamentares que irão compor o colegiado. “Damos boas-vindas ao embaixador, Gamiliel Munguambe, que está buscando fortalecer o relacionamento entre os respectivos parlamentos”, disse o presidente.


O deputado disse ainda que o sentimento da reinstalação é de muita honra. “Estamos felizes e honrados com a continuidade das relações amigas entre nossos países, e tenho a certeza que teremos muito trabalho para desenvolver e consolidar entre nossos grupos parlamentares”, concluiu.


O diplomata agradeceu a recepção concedida a comitiva de deputados Moçambicanos quando vieram ao Brasil no ano passado. “A visita do Parlamento de Moçambique ao Brasil veio cumprir uma agenda de trabalho que contemplou diálogos tanto na Câmara dos Deputados como no Poder Executivo”, disse.


Ele destacou ainda que Brasil e Moçambique têm ganhos mútuos a realizar com o incremento das relações e revelou que o país descobriu reservas de gás natural na região norte, suficientes para 50 anos de exploração, o que irá alavancar significativamente a economia de Moçambique, e que o mesmo estará passando por eleições gerais em outubro, onde pela primeira vez serão eleitos os governadores das províncias pelo voto direto.


“O Grupo Parlamentar terá um papel muito importante onde estará promovendo um maior conhecimento das realidades dos dois países junto dos potenciais parceiros na área de negócios”, destacou.


De acordo com Márcio Marinho, “O Brasil é visto como país que alcançou estágio de desenvolvimento que permite contribuir para a superação de desafios econômicos e sociais em países “irmãos”, como Moçambique. Vamos trabalhar nesta direção”, assegurou.


O Encontro contou ainda com a presença do diretor do Departamento de África no Ministério das Relações Exteriores, Rodrigo D’Araujo; do Segundo Secretário da Divisão de África II, Eduardo Fernandez; além de parlamentares integrantes do grupo.

Texto e foto: Ascom Márcio Marinho